Busca rápidaX


MANCHETES

Pagamento antecipado do IPVA no RS possibilita desconto de até 28%

20 de dezembro de 2023

Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul já podem pagar o IPVA de 2024. O calendário de quitação foi divulgado hoje pelo governo gaúcho. No geral, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores tem redução de 3,27% conforme a tabela Fipe, visto acomodação da economia pós-pandemia Covid, o que se reflete em redução do preço médio dos veículos no Estado.

O contribuinte que pagar o tributo até quinta-feira da próxima semana, 28 de dezembro, vai ter desconto geral de antecipação de 6% e não incorrerá na variação da UPF que, a partir de primeiro de janeiro, deve ficar em 4,53%.

No entanto, o pagamento antecipado do IPVA ainda proporciona desconto por Bom Motorista, de 5, 10 ou 15%, caso o motorista não tenha tido multa no período de um, dois ou três anos, respectivamente. Além disso, há o desconto pelo Bom Cidadão, ou seja, para quem está inscrito no programa Nota Fiscal Gaúcha e solicitou inclusão do CPF nas compras neste ano. Nesse caso, o desconto máximo de 5% é para quem possuir 150 notas ou mais, ainda 3% para quem tiver entre 100 e 149 notas e 1% para o contribuinte que somar entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados.

Diante de todos esses números, o proprietário de veículo que quitar o IPVA do próximo ano ainda neste mês, com a soma de todos os descontos máximos disponíveis, vai obter redução de 28,06% sobre o valor total do tributo.

Outra possibilidade de pagamento do IPVA 2024 é a quitação com desconto em janeiro ou fevereiro ou março. O proprietário do veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro vai ter 6% de desconto. Se quitar até o dia 29 de fevereiro, a redução fica em 3%. Já para quitação até 28 de março, o desconto vai ser de 1%. Também vai seguir, até março, os descontos pelos programas Bom Cidadão e Bom Motorista. Dessa forma, o desconto máximo em janeiro pode chegar em 24,80%; fevereiro, 22,40%; e março, 20,80%.

Se o proprietário optar pelo parcelamento, também vai ter o respectivo desconto nas parcelas de janeiro, fevereiro e março. Mas, para isso, precisa aderir ao parcelamento ainda em janeiro. O parcelamento não vai ter juros, mas é preciso que o contribuinte faça a adesão, ou seja, primeira parcela, até 31 de janeiro de 2024. Quem não optar pela antecipação ou pelo parcelamento deverá pagar o IPVA no Rio Grande do Sul até a data de vencimento da placa, que encerra em abril.

Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito. O pagamento do imposto pode ser feito no Banrisul, Bradesco Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Federal. Opção de Pix disponível. Em Ijuí, são 34.297 veículos que precisam ter pagamento do IPVA.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e governo do Estado