Busca rápidaX


MANCHETES

Para prefeito e secretário, maior investimento e valorização de servidores motivou Ijuí ser melhor cidade em educação no RS

29 de agosto de 2023

A melhor cidade no quesito qualidade de educação e a 3ª posição na classificação geral (que engloba várias áreas/indicadores), no Rio Grande do Sul, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2023.

As marcas históricas vão muito além das fronteiras do Estado. Ijuí é a 14ª melhor cidade do país na qualidade da educação e figura na posição de 52º lugar entre 410 cidades analisadas, com mais de 80 mil habitantes, segundo o censo do IBGE, atualizado em 2022.
A Capital Mundial das Etnias tem seu melhor desempenho desde a criação do ranqueamento, em 2020.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo Centro de Liderança Política-CPL em parceria com a Gove e a Seall. Todas as cidades foram avaliadas a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros, sendo: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, meio ambiente, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.

A ferramenta tem como finalidade apoiar líderes públicos brasileiros na tomada de decisões, com foco na melhoria da gestão das cidades, bem como, dar mais clareza de informações afim de alavancar o desenvolvimento, proporcionar maior bem estar social e elevar o padrão de vida da população.

“Comemoramos os resultados junto à comunidade, certos de que a administração municipal avança a passos largos rumo a qualidade de vida da população. Podemos dizer que Ijuí é a Capital Mundial da Educação”, comentou o prefeito Andrei Cossetin.

O Secretário da Educação, Cláudio Souza disse que recebeu o resultado com alegria e satisfação. “É algo que repartimos sempre com todos. São muitas mãos envolvidas nesse processo e nessa conquista desta colocação importante. Ijuí nunca teve um resultado tão significativo como este. Se olharmos em nível de Brasil, estamos ao lado de cidades que são destaques neste quesito”, revelou.

Para Souza, muitos investimentos estão sendo realizados na educação. “O prefeito Andrei Cossetin teve a sensibilidade de colocar a Secretaria da Educação como prioridade. Investimos muito em equipamentos, reforma de escolas, materiais pedagógicos, alimentação escolar e uniforme para os alunos faz parte de um conjunto que está dando certo. Ijuí também se destaca nacionalmente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, concluiu.