Busca rápidaX


Para presidente da Ocergs, cooperativas fortes ajudam no índice desenvolvimento

1 de julho de 2022

O cooperativismo gaúcho registra números positivos em diferentes segmentos, conforme dados do ano passado, divulgados nesta semana pela Ocergs – Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul. Em 2021, as cooperativas gaúchas registraram faturamento recorde de 71 bilhões e 200 milhões de reais, incremento de 36,8% em relação ao período anterior.

O crescimento nas sobras apuradas foi de 20,7%, com valor de 3 bilhões e 600 milhões, o que representa o dobro do valor obtido em 2017. No acumulado do ano passado, o saldo de empregos com carteira assinada nas cooperativas foi de 5.791, variação relativa de 8,5%. O número de associados às 423 cooperativas gaúchas passou de 3,01 milhões para 3,2 milhões em 2021, o que reforça a confiança da sociedade no sistema cooperativista.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente da Ocergs, Darci Pedro Hartmann, disse que muito desse resultado positivo se deve à boa safra agrícola do ano passado no Rio Grande do Sul. O cooperativismo de saúde, infraestrutura e transporte também teve crescimento. Para Darci Hartmann, o cooperativismo gaúcho soube aproveitar bem as oportunidades criadas durante a pandemia Covid, através de soluções criativas. Diante disso, no momento de crise mostrou capacidade de adaptação.

Além disso, comentou do profissionalismo das gestões das cooperativas, ainda fidelização dos associados. O presidente da Ocergs enfatizou que 94% dos municípios do Estado têm cooperativas de crédito. Para Darci Hartmann, onde há cooperativas fortes, o índice de desenvolvimento é muito grande. Ainda observou a sensação de pertencimento que os associados têm ao integrar as cooperativas.

Darci Pedro Hartamnn aproveitou para ressaltar a realização do Dia C – Dia de Cooperar – que vai acontecer neste sábado, movimento global do cooperativismo. No Rio Grande do Sul serão mais de 400 eventos, com envolvimento de aproximadamente 10 mil pessoas, entre funcionários, associados e voluntários de cooperativas. Haverá campanhas da doação, venda de produtos da agricultura familiar, dentre outras ações.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí