O início do ano letivo nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul está suspenso e não começa mais hoje, 10, como estava previsto. A decisão cumpre uma liminar da Justiça que adiou em uma semana o começo das aulas, a partir de uma ação impetrada pelo CPERS – Sindicato dos Professores e Funcionários das Escolas Estaduais gaúchas.
O governo estadual recorreu da decisão e que vai dar novas informações no decorrer de hoje. A decisão de suspender o começo do ano letivo se deve ao calor intenso. Outro argumento é que nem todas as escolas estaduais estão preparadas para suportar as altas temperaturas, por exemplo, com climatizadores. De acordo com a liminar, as aulas começarão na próxima segunda-feira, 17. Já o governo gaúcho vai tentar garantir a retomada do ano letivo para amanhã, 11.
Alguns municípios seguem a alteração no Estado e também não irão iniciar hoje o ano letivo, por exemplo, Ajuricaba, Cruz Alta e Jóia. Em Jóia, no entanto, as turmas de creche permanecem com atividades normais.
Já em Chiapetta, Braga, Campo Novo, Três Passos e Palmeira das Missões, o começo do ano letivo em escolas municipais vai ocorrer hoje. Em Ijuí, as escolas municipais iniciarão ano letivo no dia 19 deste mês.