Busca rápidaX


MANCHETES

Partidos de Ijuí registram novas movimentações entre filiações e desfiliações

15 de março de 2024

Progressistas, PDT, MDB, PL, PSB e PSD de Ijuí são as principais siglas que realizam filiação ou desfiliação de integrantes na atual janela de mudanças partidárias para as eleições municipais deste ano, que vai até 5 de abril.

Hoje, o MDB vai realizar evento de novas filiações na Câmara de Vereadores, a partir das 19 horas. Vai ingressar no MDB ijuiense, por exemplo, o vereador Bira Erthal, que deixa o PL. Bira Erthal disse que a principal motivação para saída do PL é um embate que teve com a executiva estadual nas eleições de 2022, quando o edil pretendia concorrer pelo partido a deputado federal. No entanto, segundo ele, o PL optou por apoiar outro parlamentar. Com a saída de Erthal, o Partido Liberal fica sem nenhum vereador no Legislativo ijuiense. Enquanto isso, o MDB vai ter dois representes, ou seja, Ricardo Adamy, atual presidente da Câmara, e Bira Erthal.

Outro que vai assinar ficha no MDB é o ex-vereador pelo PDT, Edmison Mastella, o Misko. O presidente da Uabi – União das Associações de Bairros de Ijuí – Juarez Foletto, da mesma forma, vai ingressar no MDB. Também vai se filiar ao MDB de Ijuí o suplente de vereador pelo Progressistas, Itamir Lizot, presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z 18. Lizot comentou para a RPI que foi procurado pelo MDB e a sigla aceitou alguns projetos dele que entende como importantes. Além disso, há expectativa de que dois presidentes de bairros de Ijuí também se filiem ao MDB na programação desta sexta-feira.

Quanto a vereadora Bruna Gubiani, atual PCdoB, em entrevista ontem para a Progresso, a edil disse que ainda analisa várias possibilidades e não há nenhuma definição sobre a permanência na sigla. A vereadora já recebeu convites do PDT e do MDB, por exemplo.

 Outro nome comentado que poderia trocar de partido é do vereador Cleuton Rolim, o Beiço, do PDT. No entanto, ontem à tarde ele garantiu para a RPI que vai seguir no PDT e não trocará a sigla pelo MDB, como houve comentários.

Já quem vai ingressar no PDT ijuiense é o vereador César Busnello, do PSB. Comentou que com ele vai um grupo de filiados do PSB para os pedetistas. Com isso, o PSB vai ser extinto na Colmeia do Trabalho.Nos últimos dias, três vereadores trocaram de partidos em Ijuí. Paulo Braga deixou o PDT e entrou no PSD. Já Marildo Kronbauer, o Mutly, e Alexandra Lentz, também saíram do PDT e se filiaram ao Progressistas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí