Busca rápidaX

MANCHETES

PC do B de Ijuí elege nova direção e decide apoiar a pré-candidatura de Beto Noronha para prefeito

21 de outubro de 2023

Em conferência realizada quinta-feira, 19, o PC do B de Ijuí votou o projeto eleitoral para as eleições de 2024. Além de definir apoio a pré-candidatura do vereador Beto Noronha, PT, a prefeito, o partido deverá concorrer com três candidatos ao Legislativo. Os nomes que vão compor a chapa da federação “Frente Brasil Esperança”, com PT e PV, ainda vão ser definidos.

Na conferência, que elegeu a nova direção, estiveram presentes o secretário estadual de organização, Edson Puchalski, e a deputada estadual, Bruna Rodrigues. Puchalski fez relato dos desafios aos quais se propõe o PCdoB para o próximo período e falou da conjuntura política realizada pelo comitê estadual.

Os desafios foram elencados em cinco pontos norteadores:
1. Trabalhar para configurar uma base favorável no Congresso Nacional que possibilite ao governo Lula implementar o projeto político vitorioso nas eleições de 2022;
2. Responder as expectativas do povo brasileiro com o novo governo, cumprindo o projeto político e ampliando as conquistas sociais e econômicas;
3. Desenvolver o país economicamente;
4. Trabalhar na construção constante de uma base social de apoio ao campo popular e progressista;
5. Reforçar o trabalho de comunicação no contexto da popularização da redes sociais e no combate as difamações e noticias falsas.

“As conferências são momento de fortalecimento do partido, de renovação e de consolidação do nosso projeto. Nossa tarefa principal tem foco nas eleições legislativas, buscando manter as vagas que já temos e na medida do possível, ampliar a nossa representação”, ressaltou Puchalski.

A deputada Bruna Rodrigues expôs realizações do mandato e a luta pela promoção de políticas públicas que ajudem as pessoas a vencerem a pobreza. “Eu sou resultado da políticas públicas. Mulher preta, pobre, da periferia, mãe solteira, fui empregada doméstica que encontrou oportunidades na políticas públicas e pode estudar e melhorar de vida. Nosso mandato trabalha para que muitas pessoas encontrem também este mesmo caminho e deixem a pobreza para trás”, afirmou a deputada. Na ocasião, ela anunciou a entrega de duas emendas para Ijuí, uma para a etnia Afro e outra para a Casa AMA – Auto Mútua Ajuda  – que trabalha com saúde mental.

19 nomes foram eleitos para o novo comitê municipal do PC do B ijuiense, que anteriormente era composto por 21 membros. Por recomendação nacional, a sigla realiza reformulação da estrutura a fim de otimizar a atuação e a tomada de decisões, por isso a redução no número de membros na direção. A ex-vereadora, Rosane Simon, foi eleita presidente e comandará o partido nas próximas eleições.

Ainda sobre as eleições em 2024, Ângelo Schiavo, presidente que deixa o mandato, explica que o PC do B aprovou também a continuidade das negociações com as demais siglas em busca de uma chapa ampla que concorra a prefeitura de Ijuí. “O nome do vereador Beto Noronha foi apresentado pelo PT à federação e decidimos pelo apoio a essa candidatura, mas seguimos trabalhando também para ampliar politicamente a nossa chapa pois é preciso reproduzir a união de forças que elegeu Lula e derrotou o bolsonarismo e o fascismo nas eleições em 2022”.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e PC do B