Busca rápidaX


MANCHETES

PC realiza operação visto distribuição de drogas a partir de Porto Xavier e Porto Lucena

11 de novembro de 2023

A Polícia Civil prendeu cinco pessoas, ontem, 10, durante a Operação Rota Missioneira. A ofensiva é resultado de uma investigação realizada há cerca de três meses que desvendou um esquema criminoso que distribuía grandes cargas de maconha para diversas cidades do Rio Grande do Sul, a partir dos municípios de Porto Xavier e Porto Lucena. Com o apoio da Polícia Penal (unidade K9), foram  cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão.

O primeiro indivíduo preso era encarregado pela venda e distribuição de entorpecentes. O suspeito tem antecedentes policiais pelos crimes de posse de drogas e estupro. Outros dois suspeitos foram presos. Um deles era o chefe do esquema criminoso de aquisição e venda das drogas. O indivíduo, de 34 anos, tem antecedentes por crimes de organização criminosa, roubo, homicídio, tráfico de drogas, coação no curso do processo e outros. O outro preso, de 39 anos, tem antecedentes pelos crimes de clonagem de veículos, lesão corporal e ameaças, e era um dos encarregados pelo transporte da droga, atuando na função de “batedor”. O carro que foi por ele usado na função foi apreendido.

Uma mulher de 27 anos de idade, que ocupava a posição de gerente financeiro do grupo criminoso, foi presa. Na ocasião, foi apreendido um veículo com indícios de ter sido adquirido com a renda do tráfico. A investigada registra antecedentes por crime organizado, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Em sua residência foi apreendida uma balança de precisão, arma de fogo e munições.

O último investigado preso já estava recolhido ao sistema penitenciário. Ele possuiu antecedentes por tráfico de drogas, furtos, lesão corporal e ameaças. Ele foi detido em 9/08, transportando 151Kg de maconha. Em razão das provas de seu envolvimento no grupo criminoso, foi decretada a sua prisão preventiva pelos indícios de associação para o tráfico.

No curso das investigações, ainda foram apreendidas cargas de maconha, totalizando quase meia tonelada de droga. Durante a ação policial, foram apreendidos um drone (usado para arremesso de drogas para dentro da PASC), dois veículos automotores, duas armas de fogo e uma balança de precisão.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e PC