Busca rápidaX

MANCHETES

Pejuçara projeta conclusão de obras planejadas para 2024, mesmo com queda de recursos devido às chuvas

18 de maio de 2024
Prefeitura de Pejuçara

O período de aniversário de Pejuçara é comemorado de forma diferente, ou seja, com solidariedade. Isso porque, em razão das atuais enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, a prefeitura transformou boa parte da programação dos 58 anos em atividades sociais.

Na última quarta-feira, data do aniversário, um grupo de aproximadamente 80 voluntários esteve em Muçum e Roca Sales, região do Vale do Taquari, municípios severamente castigados pela enxurrada. A prefeita pejuçarense, Flaviana Brandemburg Basso, que participou da ação, disse que foi realizada, especialmente, limpeza numa escola de Muçum. Em algumas partes do educandário havia 50 centímetros de lama.

Nos dois municípios também ocorreu distribuição de kits de material escolar, alimentos, materiais de higiene e limpeza, kits chimarrão, entre outros produtos obtidos através de arrecadação em Pejuçara. Hoje, no programa de Pejuçara, pela RPI, às 17 horas, Flaviana Brandemburg Basso falou mais sobre as ações em Muçum e Roca Sales, durante entrevista.

Ela destacou a importância de que pessoas se organizem e se dirijam para os municípios afetados pelas enchentes, pois ainda tem muito trabalho a ser realizado, tanto na limpeza, como também na reconstrução, visto que aconteceu destruição de casas, dentre outros estragos pela força das águas.

Aliás, a prefeita de Pejuçara alerta que agora essas famílias também necessitam de móveis e demais produtos para reconstrução. Inclusive, o Executivo pejuçarense pretende organizar espaço para receber essas doações, até porque, existe campanha em conjunto da Amuplam – Associação dos Municípios do Planalto Médio – para arrecadações.

O Concurso Culinário La Pasta Di Nonna e a Gincana da Colônia, que seriam realizados como parte da programação de 58 anos de Pejuçara, foram transformados em ação solidária, por exemplo, com produção de bolachas para repassar às vítimas das enchentes.

Na entrevista no programa de Pejuçara no final da tarde deste sábado na Progresso, a prefeita pejuçarense também falou de projetos para o longo deste ano no município. Dentre eles, a construção de nova ponte sobre o rio Cambará, na estrada velha para Cruz Alta, que está em início de edificação, construção de pista de skate, reforma na escola municipal infantil, visto que o barranco cedeu e prejudicou vigas de sustentação, ainda substituição de toda iluminação pública da cidade por lâmpadas de LED.

Flaviana ainda destacou a preocupação com a previsão de Pejuçara perder 2 milhões, 822 mil reais neste ano, no retorno de ICMS, por conta atuais enchentes, pois as fortes chuvas causam prejuízos na produção agrícola, comércio e indústrias, o que se reflete em recursos do mencionado imposto. Também na entrevista nesta tarde na RPI, Flaviana confirmou a pré-candidatura à reeleição para prefeita em Pejuçara.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí