Busca rápidaX

MANCHETES

Pejuçara volta a recomendar uso de máscara em ambientes fechados

29 de maio de 2022
Recomendação foi feita após lotação no hospital do município e da casa de saúde referência para a comunidade (Foto: Ascom Prefeitura Pejuçara/Divulgação)

Nas últimas semanas a Vigilância Epidemiológica de Pejuçara, registrou aumento no número de casos de Covid-19 e Influenza (H1N1, H1N3). O Hospital da cidade está lotado e o Hospital de Caridade de Ijuí, que é referência para o município, emitiu uma nota técnica informando sobre a Superlotação dos Serviços de Urgência e Emergência, impossibilitando a internação de pacientes.

Na sexta-feira, 27, o Comitê Operacional de Emergência de Pejuçara se reuniu para avaliar a situação e sugerir que as pessoas voltem a usar máscara em locais fechados. A Secretaria de Saúde também reforça a importância de grupos prioritários fazerem a vacina da gripe e que todas as pessoas completem o esquema vacinal contra covid-19.

“Nós precisamos nesse momento evitar as internações já que o nosso Hospital de Pejuçara e o HCI estão lotados. Se algum paciente precisar de internação vai ser necessário buscar vaga em outros hospitais da região ou do Estado”, alertou a Secretária de Saúde, Eliana de Moura Lopes.

O Comitê Operacional de Emergência também encaminhou orientações para a Rede Municipal de Ensino:

– Alunos que apresentarem quadro de gripe ou resfriado ficam impossibilitados de participar das aulas até que apresentem melhora.

– Cuidados essenciais como uso de álcool gel e higienização dos espaços escolares seguem com os mesmos protocolos.

– O uso da máscara é facultativo, desde que a pessoa não apresente nenhum sintoma gripal, mesmo que leve.

As medidas podem ser estendidas para a rede Estadual de Ensino.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Prefeitura de Pejuçara
error: Conteúdo protegido!