Busca rápidaX


Pequenos hábitos podem deixar a conta de luz mais barata, afirma professora

3 de setembro de 2021

Com os consecutivos aumentos na conta de energia elétrica, devido a crise hídrica vivenciada pelo País, a única ferramenta que se pode utilizar neste momento é a economia. Hoje o consumidor que gasta mais de 100Kwtz/hora irá pagar uma tarifa extra de quase R$15,00. 

A professora Caroline Raduns que coordena o projeto energia amiga desenvolvida pela UNIJUI com apoio de várias empresas, entre elas a Ceriluz, disse que existem algumas formas bem básicas de gerar menos energia e por consequência ter uma conta mais barata. “Tirar os equipamentos eletrônicos da tomada, diminuir o tempo do banho e utilizar com moderação máquinas de lavar roupas e ferro elétrico, são algumas ações de economia”, ressaltou.

Ela esclareceu também, que o hábito das pessoas de eleger uma tomada para carregar o celular e manter o carregador plugado na tomada, também é um consumidor de energia. Sobre o projeto Energia Amiga, Caroline Raduns disse que o trabalho será apresentado no exterior e deve seguir sendo aproveitado nas escolas para a educação relativa ao consumo consciente. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí