Busca rápidaX

Perdas se acumulam em hortigranjeiros de Ijuí visto constantes chuvas e temporais

27 de novembro de 2023

Um dos segmentos agrícolas prejudicados pelas intensas chuvas e temporais registrados nas últimas semanas em Ijuí é o de hortifrutigranjeiros. O presidente da Aprofeira – Associação dos Produtores Feirantes de Ijuí – Carlos Barriquelo, ressalta que na área de folhosas a perda chega a 80%, pois a grande maioria é cultivada a céu aberto. Isso abrange alface e outros produtos.

Há necessidade de replantar quase tudo. Demais plantações, ou seja, morango, legumes, dentre outros, da mesma forma acumulam muito prejuízo, mesmo o que é cultivado em, estufas. Até porque, o granizou danificou severamente as estruturas de plástico. Aliás, com isso, os danos financeiros aumentam, visto que os produtores precisam substituir os materiais nas estufas atingidas pelos temporais.

Carlos Barriquelo observa que os cerca de 40 associados da Aprofeira possuem cerca de 90% da produção a céu aberto. Os hortigranjeiros que resistiram às instabilidades climáticas em Ijuí, perderam muito a qualidade. Nos últimos 10 dias, a oferta de produtos na Aprofeira, que acontece às terças, quintas-feiras e sábados pela manhã, no prédio da Emater, rua 24 de Fevereiro, reduziu em cerca de 50%. Mesmo assim, conforme Barriquelo, os feirantes mantém o mesmo preço dos produtos, sem acréscimo.

Ontem, às 6 horas e 30 minutos, o presidente da Aprofeira ampliou o assunto durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Carlos Barriquelo ainda abordou a perda de adubação e demais insumos que acontece com as fortes chuvas. Frisou que as chuvas também não deixaram replantar os hortigranjeiros, o que torna ainda mais sério o problema.

Recente temporal, entre dias 16 e 17 deste mês, atingiu especialmente a região sul do interior de Ijuí, justamente a área que mais produz hortigranjeiros. Com as frequentes chuvas, a produção de melão e melancia, cuja safra vai ocorrer em breve, também está ameaçada. O Progresso Rural vai ser reprisado hoje, às 22 horas, no programa Companhia da Noite.

Abaixo, confira a entrevista com Carlos Barriquelo:

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí. Fotos: Carlos Barriquelo