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Pesquisa da Unijuí avalia perfil de empreendedores de empresas varejistas

10 de setembro de 2024

Além das competências profissionais previstas nos projetos pedagógicos dos cursos, os estudantes da Unijuí também recebem uma sólida formação para a pesquisa, preparando-os para a produção de conhecimento a partir do uso de procedimentos metodológicos necessários para a produção de conhecimento científico. Nesse sentido, o Projeto Integrador de Introdução à Pesquisa Aplicada discute os fundamentos e os principais tipos de pesquisas, bem como técnicas para coleta e análise de dados.

Para consolidar os conteúdos apresentados ao longo da disciplina, foi proposto um desafio aos estudantes, que deveriam aplicar um instrumento de coleta de dados a uma amostra de empreendedores varejistas, cuja elaboração do questionário levou em consideração grande parte das informações apresentadas. Os estudantes puderam interagir com os empresários, levantando os dados e tabulando-os para posterior análise. Com base nessas informações, o professor Luciano Zamberlan, que ministrou a disciplina, realizou uma atividade de sistematização, por meio de um Meet, onde ilustrou os diferentes conceitos apresentados ao longo do trimestre, levando em consideração uma pesquisa real realizada por estudantes matriculados nela.

Optou-se pela temática do empreendedorismo pelo fato de estar diretamente relacionado ao uso de recursos de forma criativa e inovadora, à capacidade de assumir riscos calculados e à busca de novas oportunidades. Ele é um processo que ocorre em diferentes ambientes, empresariais ou sociais, provocando mudanças através da inovação realizada por pessoas que geram ou aproveitam oportunidades, criam e realizam atividades de valor tanto para si próprios quanto para organizações e para a sociedade. Como estas são características que pretendem ser desenvolvidas nos estudantes dos cursos superiores de gestão da modalidade EaD, a temática trouxe importantes informações aos participantes. A escolha pelo setor varejista se deu pela grande representatividade que este tem tanto com relação ao número de empresas quanto pelo volume de empregos gerados.

Os estudantes aplicaram um questionário estruturado a 155 empreendedores de empresas varejistas durante os meses de julho e agosto.  O estudo, denominado “Perfil do Empreendedor do Varejo”, objetivou identificar características empreendedoras destes empresários, barreiras para a criação de novos negócios, motivação para empreender, carências para a gestão, confiança dos empresários e perfil sociodemográfico dos entrevistados.

Dentre as várias informações coletadas, foram apresentadas aos empresários 30 características empreendedoras, agrupadas em seis dimensões, sendo elas: (1) Comprometimento e Determinação, (2) Obsessão pelas Oportunidades, (3) Tolerância ao Risco e Incertezas, (4) Criatividade, Autoconfiança e Habilidade de Adaptação, (5) Motivação e Superação e (6) Liderança, pedindo para que eles identificassem aquelas que são mais importantes para empreender no segmento. De acordo com os empresários entrevistados, as 10 características consideradas mais importantes para que se empreenda com sucesso no varejo são:

Além das características empreendedoras, as estudantes geraram uma pontuação a partir das respostas de cada empresário, buscando avaliar o desempenho de acordo com uma escala que avalia o potencial empreendedor dos pesquisados. Os resultados evidenciaram que 58,8% dos empresários tiveram entre 120 e 150 pontos, o que considera que o indivíduo possui características comuns aos empreendedores de sucesso e tem capacidade de se diferenciar no mundo dos negócios.

Um grupo formado por 39,2% obteve de 90 a 119 pontos, o que demonstra a presença de características e comportamento empreendedor, mas que ainda necessita equilibrar pontos ainda fracos com os pontos já fortes. Apenas 2% ficaram com pontuação de 60 a 89 pontos, que demonstram que há mais pontos fracos do que fortes no que tange ao comportamento empreendedor.

Quando questionados sobre as áreas que estes empreendedores mais necessitam de qualificação, as cinco principais são: Marketing (43,7%), Gestão de Pessoas (33,8%), Gestão Financeira (30,5%), Técnicas de Vendas (29,8%) e Atendimento ao Cliente (29,1%). Já ao serem perguntados acerca dos principais obstáculos para empreender, os empresários mencionaram como sendo a dificuldade de contratar pessoas qualificadas para a empresa (77%).

De acordo com o professor Luciano Zamberlan, coordenador do curso de Administração e dos cursos Superiores de Tecnologia em Gestão, e que também esteve à frente desta disciplina, além da pesquisa ter proporcionado aos estudantes uma interação direta com os empresários, permitindo conhecer com profundidade as características dos empreendedores, ela permitiu  desenvolver nos alunos a capacidade analítica, reforçando aspectos que são importantes para que eles próprios possam vir a empreender no futuro. Também permitiu a participação em uma prática de pesquisa, relacionando os conceitos estudados com os resultados obtidos. Os resultados da pesquisa estão disponíveis para consulta. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unijuí