Busca rápidaX

MANCHETES

Pesquisa vai avaliar motivos da não vacinação de crianças no Estado. Em Ijuí, cobertura vacinal está dentro da meta

18 de setembro de 2019

Começa hoje (18), uma pesquisa de opinião, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de avaliar os fatores da baixa adesão à vacinação em crianças. A previsão é de que sejam entrevistados até o final do mês, mais de 1 mil e 300 pais ou responsáveis por crianças de até seis anos, a fim de avaliar se as mesmas receberam as 12 vacinas previstas no calendário básico infantil, como a tríplice viral, BCG, pólio e influenza.

Em Ijuí, segundo a coordenadora do programa Municipal de Imunizações, enfermeira Salester Ruver, a realidade não é a mesma. Ela afirma que são quatro vacinas compactuadas com o Estado (pentavalente, pneumocócica, poliomelite e BCG), nesse caso, o município é obrigado a atingir a cobertura vacinal de 90% em todas elas.

Segundo a coordenadora, no primeiro quadrimestre a meta somente não foi atingida com a vacina contra a poliomelite, porém, atualmente a cobertura vacinal já está em dia. Salester comemora os resultados quanto a cobertura vacinal da BCG e tríplice viral, que apresentam índices satisfatórios e já ultrapassam os 100%.

Em Ijuí, além do Centro Municipal de Imunizações, existem mais 12 salas que aplicam vacina em crianças, além da sala de vacinação da Unijuí, direcionada apenas à vacinação em adultos.

O horário de atendimento nas 12 salas é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, já o Centro Municipal de Saúde atende das 7h30 às 11h15, e das 13h30 às 16h45.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí