O município de Ijuí conta com o plano de contingência de combate a problemas climáticos atualizado. De acordo com a coordenadora municipal da Defesa Civil, Sandra Martins (foto), o objetivo é dar resposta imediata às emergências, por exemplo, em casos de enchentes ou estiagens.
O plano de contingência conta com os telefones de emergência do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, secretaria municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito, dentre outros segmentos que a comunidade pode acessar, além de outras informações.
Sandra Martins citou que na estiagem que ocorreu durante o verão passado, o plano de contingência foi fundamental para organizar o decreto sobre os prejuízos causados pela falta de chuva. Por outro lado, a coordenadora da Defesa Civil de Ijuí observou que as intensas chuvas dos últimos dias praticamente não causaram problemas no município.
Isso porque, na cidade, por exemplo, nos últimos tempos foram realizadas ações também pelo já extinto Demasi, como limpeza de boca de lobo e de arroios ou riachos, que evitam alagamentos. Sandra Martins alerta que as pessoas precisam limpar as calhas dos imóveis, evitar acumulo de lixo nos terrenos, dentre outras ações, para que durante as chuvas não aconteçam problemas. Até porque, isso não é função da própria Defesa Civil ou dos bombeiros, que devem agir apenas nas emergências.