Busca rápidaX


MANCHETES

Plantio da soja movimenta lavouras na região de Ijuí

26 de outubro de 2018

Dados do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, apontam que o plantio da soja, safra 2018/2019, está na fase inicial, com maior percentual em grandes lavouras. Cruz Alta é um dos municípios com o cultivo mais avançado neste momento, dentre os 44 municípios do órgão.

Especificamente em Ijuí, o plantio está em cerca de 15%, com pequena parte germinada. A perspectiva é de cultivo de 45 mil hectares com a oleaginosa na Colmeia do Trabalho. Esta semana a soja fechou com a cotação média de R$ 76,02, a casa de 60 quilos, na região de Ijuí. Nas imagens, plantio de uma lavoura em Santa Lúcia, interior de Bozano.

Milho

No tocante ao milho, o funcionário da Emater, em Ijuí, Edewin Bernich, ressalta que várias lavouras apresentam manchas brancas na planta.

Trata-se de um fungo muito agressivo que ocorre, especialmente, onde houve plantio de milho sobre milho. Bernich destaca que as noites mais frias ajudam no desenvolvimento da doença.

Ele alerta a necessidade de tratamento, pois muitos agricultores acreditam que o problema é originado pelo uso de defensivos, quando não é verdade.

Trigo

A colheita de trigo em Ijuí está entre 15 e 20%, com rendimento médio de 40 a 45 sacas por hectare. Já a colheita da aveia e canola está mais adiantada, com rendimento médio de 30 sacas por hectare para a aveia e de 15 a 20 sacas em relação à canola.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí