Busca rápidaX

MANCHETES

Plantio do trigo avança rápido e chega a cerca de 60% em Ijuí

16 de junho de 2022

Cerca de 60% do trigo previsto para esta safra já está plantado em Ijuí. O cultivo se intensificou bastante nesta semana, visto as condições climáticas. Segundo o extensionista da Emater, Edewin Bernich, as lavouras em que o cereal já emergiu apresentam bom desenvolvimento. A perspectiva é de plantio de 20 mil hectares com trigo em Ijuí, quatro mil a mais que a safra do ano passado.

Já dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, a tendência é de aumento de 15% na área de trigo, com total entre 358 mil e 359 mil hectares. Esse acréscimo de cultivo de trigo ocorre, especialmente, pelo bom preço pago pela saca do cereal no momento, com média de 110 reais e 4 centavos na região de Ijuí, além da tentativa dos agricultores de se recuperar um pouco da perda financeira causada pela estiagem na safra de verão passada, o que levou à grande quebra na soja, milho, leite e outras culturas. 

Aliás, sobre a soja da safra passada, o rendimento médio em Ijuí fechou em 15 sacas por hectare. Edewin Bernich explica que há lavouras que produziram de 2 a 3 sacas por hectare, por exemplo, da vila Mauá em direção a Catuípe, e na vila Floresta. As melhores áreas chegaram a render entre 40 e 45 sacas, especialmente nos distritos de Alto da União e Rincão dos Gói.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!