Busca rápidaX

MANCHETES

Plantio do trigo chega a 60% em Ijuí e germinação é desuniforme

22 de junho de 2024

O plantio de trigo em Ijuí está em cerca de 60%. Segundo o extensionista da Emater, Edewin Bernich, a germinação está bastante desuniforme. Ele explica que antes do cultivo, as fortes chuvas compactaram o solo e provocaram erosão, o que prejudicou para as plantadeiras distribuir as sementes em camadas mais profundas. Com isso, onde as sementes ficaram em partes mais superficiais das lavouras, a planta demonstra fragilidade, mas não dá para se falar em perdas.

Já em áreas onde as sementes atingiram profundidade adequada, a germinação é bem melhor. Além disso, Bernich frisa que as chuvas desta semana, acumulado de aproximadamente 230 milímetros em Ijuí, também causam certos problemas. Em seis dias choveu o acumulado para um mês e meio. Por outro lado, ocorreu falta de luminosidade adequada, ainda registro de calor excessivo para o trigo. 

Em relação a demais culturas, a pastagem apresenta baixo desenvolvimento e a aveia branca apodrecimento de algumas folhas, devido à alta umidade. Dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, o plantio do trigo está em 69%; aveia branca, 91%; e canola, 94,5%.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí