O plantio do trigo chega a cerca de 79% dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí. 100% da cultura está em germinação ou desenvolvimento vegetativo. Houve necessidade de segundo manejo químico para controle de plantas nas áreas em que a dessecação foi realizada no início do mês de junho, mas há pouca emergência de azevém espontâneo nas lavouras.
As áreas semeadas em final de maio e primeira quinzena de junho possuem estande de plantas desuniforme, devido ao grande volume de chuvas que prejudicou o estabelecimento da cultura. Lavouras semeadas a partir da metade do mês passado com emergência uniforme de plantas e desenvolvimento inicial rápido, bom padrão de lavouras. Há melhora no desenvolvimento geral do trigo, visto maior período de sol. Início da aplicação da adubação nitrogenada em cobertura nas lavouras em fase inicial de perfilhamento.
Em Ijuí, a perspectiva é que até o final dessa semana esteja concluída a semeadura do trigo. Com elevação das temperaturas e umidade, os produtores precisam ficar atentos à doenças fúngicas, não só no trigo, mas também na aveia e outras culturas de inverno.