Busca rápidaX


MANCHETES

Poder público de Pejuçara participa de debate sobre irrigação em Cruz Alta

17 de março de 2024

Com o objetivo de buscar mais incentivo, recursos e flexibilização de legislação ambiental no que se refere, em especial, a irrigação, a prefeita de Pejuçara, Flaviana Brandemburg Basso; o vice-prefeito, João Luiz Valandro, e o presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Perlin, estiveram em Cruz Alta, na manhã de ontem, 16, onde prestigiaram um debate estadual sobre o tema “Irrigação e reservação de água”, promovido pelo Polo de Agricultura Irrigada do Noroeste Gaúcho e o Sindicato Rural de Cruz Alta, com apoio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional RS Sustentável Cada Gota Importa, Assembleia Legislativa, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Cruz Alta.

“Falar sobre reservação de água e irrigação é extremamente importante, no entanto, é importante lembrar que precisamos de flexibilização quanto a legislação ambiental. No município de Pejuçara, por exemplo, a maioria das áreas agrícolas, não possuem 20% de reserva legal, o que impossibilita a liberação dos licenciamentos necessários para que se façam projetos de irrigação. Ou seja, muitos destes projetos não saem do papel em razão dos entraves da legislação”, disse a prefeita Flaviana.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta, Moacir Medeiros, a iniciativa do debate se deu por Cruz Alta ser a Capital Gaúcha da Irrigação, com uma área de 13 mil hectares, sendo a maior área irrigada do estado. “Nada mais justo então, que nós promovermos este debate com os produtores de toda região e autoridades estaduais, para discutirmos esse tema tão importante para a agricultura”. “Precisamos nos unir para buscarmos recursos e projetos no Ministério de Desenvolvimento Regional”, disse o coordenador do Polo de Agricultura Irrigada do Noroeste Gaúcho, João Augusto Telles.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura