Busca rápidaX


Polícia Civil divulga prisões relacionadas a homicídios ocorridos em Ijuí

7 de novembro de 2024
Foto Ilustrativa

A Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão às ações Criminosas Organizadas (Draco), divulgou o resultado de prisões e investigações, efetuadas nos últimos meses, referentes a homicídios ocorridos em Ijuí.

Nesta quinta-feira (7), foi cumprida a prisão preventiva de um indivíduo investigado pelos homicídios de Rosângela Teresinha Prates Antonello e Ademir dos Santos, ocorridos no bairro São José. O homem, conforme divulgado anteriormente, já se encontrava segregado em razão de prisão temporária. Agora, após representação policial, a prisão temporária foi convertida pelo Poder Judiciário em prisão preventiva, devendo o investigado responder ao processo judicial preso. 

Já na noite de terça-feira (5), foi cumprida, na cidade de Cruz Alta, a prisão preventiva de um homem de 21 anos, indiciado por ter sido o autor do homicídio de Marcos Paulino Machado de Oliveira. A ação teve apoio da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Cruz Alta. No caso, que aconteceu em 12/12/2023, Marcos estava em sua residência no bairro Elizabeth quando teve o pátio da casa invadido, sendo executado por disparos de arma de fogo. Dois homens fugiram em uma motocicleta. O caroneiro (atirador) foi identificado no decorrer da investigação, sendo determinada a prisão preventiva junto ao Poder Judiciário. O mandante do crime, homem que já se encontrava preso por outros crimes, também foi identificado e será indiciado pela Polícia.

No dia 9 de outubro foram cumpridas em Ijuí as prisões preventivas de três homens, de 29, 30 e 38 anos, indiciados como autores do homicídio de Pablo de Lima Vieira. No fato, ocorrido em 14/01/2024, foi registrada ocorrência policial noticiando o desaparecimento de Pablo. Dias após, seu corpo foi localizado enterrado próximo ao local conhecido como “Buraco da Getúlio”, no bairro Getúlio Vargas. A investigação revelou quem foram os dois autores do homicídio (que mataram a vítima com disparos de arma de fogo), bem como o mandante do crime, que o fez do interior de estabelecimento prisional. Postuladas as prisões preventivas junto ao Poder Judiciário, as medidas foram decretadas e cumpridas.

No dia 21 de agosto foram presos dois homens, de 19 e 49 anos, indiciados pela autoria/participação no homicídio de Samira Silveira Rodrigues. Em 03/11/2023, Samira, residente no bairro Luiz Fogliato, teve sua casa arrombada e invadida por dois indivíduos armados, sendo executada a tiros. A investigação apurou o envolvimento de dois homens e dois adolescentes na empreitada criminosa. Postuladas judicialmente as prisões preventivas dos maiores de idade, eles foram localizados e presos nas cidades de Novo Hamburgo e Alvorada, na região metropolitana. Além disso, o mandante do crime, que já estava preso, também foi identificado e indiciado.

No dia de 9 de agosto foram presos preventivamente em Ijuí dois homens, de 24 e 34 anos, e uma mulher, de 24 anos, autores/participantes do homicídio de Giely Gottschefski da Silva. Em 02/06/2024, Giely foi encontrada morta em frente ao Parque de Exposições Wanderley Burmann, vítima de disparos de arma de fogo. O inquérito policial obteve êxito em identificar dois homens e uma mulher, os quais levaram Giely às proximidades do Parque para ser morta, local onde um quarto indivíduo (não identificado) aguardava em meio à mata. Além dos executores do crime, foi identificado e indiciado o mandante do homicídio, atualmente preso por outros delitos.

Fonte: RPI com informações Polícia Civil (DRACO) - Imagem Ilustrativa RPI