Busca rápidaX


Polícia indicia adulto e abre procedimentos contra adolescentes por perfis que difamavam pessoas em redes sociais

3 de abril de 2024

Após a conclusão das investigações, polícia indica adulto e encaminha procedimento contra três adolescentes que criaram e mantinham páginas em redes sociais para difamar e praticar injúrias contra pessoas moradoras de Ibirubá.

A conclusão do inquérito se deu nesta quarta-feira, 03, pela Delegacia de Polícia de Ibirubá. Foram cerca de seis meses de investigação, apurando crimes cometidos por meio de redes sociais.

Após alguns registros de ocorrência, a Polícia Civil passou a investigar perfis de redes sociais criados especificamente para veicular boatos referentes a pessoas do município e, a partir destes boatos, interagir com seguidores sempre com conotações difamatórias e injuriosas, principalmente, contra jovens e adolescentes.

Inicialmente, foi realizada a denúncia do perfil diretamente para a mantenedora da rede social usada e, após, em razão da frequente alteração do nome do perfil, o qual sempre mantinha vínculo com o anterior, a investigação se aprofundou para identificar seus criadores e administradores.
Com medidas próprias de investigação deste tipo de caso, a Polícia Civil identificou que o perfil foi criado por uma adolescente e tinha mais dois adolescentes e uma pessoa adulta como administradores.

Todos já prestaram depoimento e, diante das provas colhidas pela polícia, admitiram que faziam uso do referido perfil na rede social.

“As pessoas ainda tem a falsa percepção que podem fazer uso da internet de forma irresponsável ou mesmo que não serão descobertas pela polícia ao se utilizarem desse subterfúgio com finalidade criminosa”, afirma o Delegado Marcio Marodin.

Os adolescentes identificados responderão a procedimento que será encaminhado ao Ministério Público. Já o adulto identificado durante as investigações será indiciado em Inquérito Policial que será encaminhado ao Poder Judiciário.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e PC