A freada brusca de um carro pode ter sido a causa da colisão entre uma van e um caminhão que deixou quatro mortos e outros seis feridos na BR-158 em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. O acidente ocorreu no início da tarde da última sexta-feira (29). Dos seis sobreviventes, cinco estão em estado grave.
Segundo a polícia, o caminhão, ocupado por dois argentinos, estava indo em direção à fronteira com o Uruguai quando invadiu a pista e bateu de frente com uma van que transportava oito pessoas e trafegava em direção à Capital.
A causa dessa invasão ainda está sendo investigada, mas a Polícia Civil já tem uma hipótese. Duas pessoas que presenciaram a ocorrência foram ouvidas e teriam relatado que um terceiro carro teve participação no caso. No entanto, a motorista teria seguido viagem, e portanto, não foi identificada, tampouco o modelo do veículo.
— É possível que ela tenha freado bruscamente, mas isso ainda está sendo apurado. Isso pode ter contribuído pro caminhão que estava atrás também ter freado e invadido a pista. Nós vamos investigar e verificar se houve alguma imprudência. Por enquanto ainda é cedo para imputar algum crime — afirmou o delegado plantonista Pedro Trajano.
A partir de segunda-feira ( 1º) o caso ficará a cargo da delegacia de Santana do Livramento.
Todas as pessoas que morreram no local estavam dentro da van. O veículo vinha de Rivera em direção a Porto Alegre. A polícia também investiga o motivo da viagem.As vítimas são:
Francisco da Silva Júnior, 40 anos, motorista da van, natural de Porto Alegre
Andreia Rosa, 48 anos, passageira, natural de Porto Alegre
Marcos Aurélio da Costa, 56 anos, natural de Rio Pardo, passageiro
Adão Luis Rodrigues Lavi, 57 anos, passageiro, natural de Porto Alegre
Os outros quatro ocupantes da van e os dois argentinos que estavam no caminhão seguem internados. Apenas um deles não apresenta gravidade. Três estão na unidade de terapia intensiva (UTI) da Santa Casa de Santana do Livramento e outros dois foram transferidos na manhã deste sábado (30). O caminhoneiro foi levado para Uruguaiana, enquanto um dos passageiros da van ficará em um hospital da capital gaúcha.