Busca rápidaX


MANCHETES

Possibilidade de acompanhante, crianças de colo e celulares: confira permissões e proibições para votação nas eleições municipais

3 de outubro de 2024

Domingo, 6 de outubro, dia das eleições municipais, haverá algumas regras que vão ter que ser cumpridas pelos eleitores. Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Ijuí, Sônia Heinke, quem tem problema de locomoção ou deficiência física, por exemplo, idosos e outros, poderão votar com acompanhante, desde que seja de confiança da pessoa votante e com autorização do presidente da seção eleitoral. Inclusive, o acompanhante poderá digitar o voto para o familiar ou amigo. Além disso, a pessoa acompanhante terá prioridade na votação, ou seja, poderá votar no mesmo momento, logo após o voto do eleitor que ela acompanha.

Outra informação é que o eleitor poderá levar para a cabine de votação crianças de colo, porém, crianças um pouco maiores vão precisar ficar junto aos mesários. Sônia Heinke ainda alerta que para votar é necessário apresentar documento com foto. Poderá ser documento físico, como carteira de motorista, documento de identidade, certificado de reservista e carteira de trabalho. Também é importante levar o título eleitoral. Ainda existe possibilidade de apresentar documento eletrônico, por exemplo, o e-título, mas também com exigência de foto. Se o material digital não tiver foto, o eleitor terá que portar documento físico que comprove a imagem dele.

A chefe do Cartório Eleitoral de Ijuí comenta que o eleitor poderá levar uma cola para a votação, com anotação dos números dos candidatos a prefeito, vice e vereadores. O telefone celular terá que ser deixado numa mesa, ao lado da cabine de votação e, de preferência, desligado. Ou seja, o eleitor não poderá levar o celular até a urna eletrônica, até para evitar que a pessoa seja coagida por candidatos a votar neles e comprovar por meio de foto ou selfie. Sônia Heinke lembra que muitos eleitores não têm biometria. Quanto a isso não existe problema, pois quem possui biometria votará com essa identificação e os demais no sistema tradicional.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí