Um posto de combustíveis de Ijuí teve uma bomba de Etanol lacrada após ação da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumir de Porto Alegre, com apoio da Promotoria de Ijuí do Ministério Público do RS (MP-RS). A ação de fiscalização se deu nos municípios de Ijuí, Nova Ramada, Bozano, Coronel Barros e Ajuricaba na terça-feira, 24, e quarta-feira, 25.
Conforme o MP gaúcho, a bomba que comercializava Etanol, no Posto Central, na rua Venâncio Aires, no Centro, foi interditada em razão da venda do produto fora das recomendações legais.
Na operação, o engenheiro químico da Promotoria de Justiça Especializada do Consumidor realizou 86 análises nas 63 amostras de combustíveis coletadas nos 32 postos revendedores em atividade naqueles municípios, no laboratório móvel de análise de combustíveis instalado nas dependências da Promotoria de Ijuí.
As análises foram realizadas em equipamentos certificados pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP), como densímetro eletrônico, analisador de ponto de fulgor, condutivímetro, espectrômetro de infravermelho e provetas. Nos demais postos revendedores averiguados na operação não foram encontradas inconformidades nos combustíveis analisados.
Participaram da operação o promotor de Justiça de Ijuí, Marlos da Rosa Martins, e o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e servidores do MPRS.