Busca rápidaX

“Precisamos transformar a Usina Velha como se fez com a Pedreira”, sugere Bira Teixeira durante verificação do abandono do espaço

6 de junho de 2023

O estado de abandono e depredação da Usina Velha, em Ijuí, foi verificado in loco por uma comitiva da Câmara de Vereadores ijuiense na manhã desta terça-feira, 06. O grupo, liderado pelo presidente do Legislativo, Paulo Braga (PDT) e do advogado e ex-vice-prefeito de Ijuí, Bira Teixeira, verificou os diversos danos e problemas que o local enfrenta atualmente.

São atos de vandalismo que depredaram banheiros, sem condições nenhuma de uso. Portas e cercas totalmente arrancadas e jogadas no meio ambiente, além de lixo espalhado pelo espaço, sendo, inclusive, criadouros para os mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Vândalos chegaram até a arrancar uma placa que estava junto a uma estrutura de concreto e pedra no local. Ainda, danos na casa de máquinas, alvo de criminosos no fim do ano passado, seguem sem conserto.

“É lamentável nós, enquanto agentes públicos, nos depararmos com tamanha falta de responsabilidade do Executivo para prédios históricos como esse. O momento é de fazer e, com certeza, levar até o Ministério Público essa situação, porque tem que ser responsabilizado quem está a frente dos trabalhos. Nós não podemos deixar que aconteça isso aqui. Além da questão da Usina Velha, a estrada que dá acesso ao local está muito ruim. Em dias de sol é muito pó e em dias de chuva é muito barro, além da completa falta de iluminação pública”, elenca os problemas o vereador Paulo Braga.

Solução passa por projeto similar ao da Pedreira

O espaço da Usina Velha passou por uma reforma há poucos anos e o estado de abandono e depredação fez com que boa parte do recurso investido se perdesse.

Para mudar essa realidade, o ex-vice-prefeito de Ijuí, Bira Teixeira, destaca que o complexo da Usina Velha precisa ser alvo de projetos como o implementado na Pedreira, que hoje é um parque muito usado pela população.

“Uma das propostas para este espaço é chamar uma audiência pública para que as várias entidades ligadas a setores culturais, históricos, ambientais e outros, possam sugestionar coisas que poderiam ser feitas aqui. E claro, além dessas sugestões, que possamos ali na frente a prefeitura, o Demei, contratar uma empresa especializada para desenvolver um plano e um projeto, a exemplo do que fizemos na Pedreira. Nós pegamos o local como estava, contratamos uma empresa que fez o plano, a partir disso corremos atrás dos recursos e transformamos o espaço naquilo que é hoje o Parque Popular da Pedreira. Aqui temos que seguir a mesma receita”, afirma Teixeira.

A temática deverá voltar a ser pauta de sessões da Câmara de Vereadores e de ações cobrando por melhorias e implementação de mais segurança no espaço.

Confira a entrevista completa

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí