O prefeito e vice reeleitos de Ijuí, Andrei Cossetin, do PP, e Marcos Barriquelo, do PL, respectivamente, vão avaliar a partir de agora, após finalização da Expofest, projetos e possibilidades de alteração no governo municipal para a próxima gestão.
Ao falar hoje pela manhã para a RPI, Cossetin disse que logo após a eleição, dia 6 de outubro, iniciou a Expofest no parque Wanderley Burmann, por isso, agora, com mais tempo, haverá as mencionadas análises.
Uma das mudanças que deverá ocorrer se refere ao desmembramento da secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A ideia é criar uma secretaria para esporte e lazer, e os segmentos de cultura e turismo ficarem em outra pasta. O prefeito ijuiense enfatizou que isso ficou ainda mais claro com a Expofest, visto que a feira teve recorde de público, mais de 210 mil visitantes, atraiu pessoas de várias locais, teve grupos de dança do exterior, por isso, o turismo precisa ser tratado com mais profissionalismo. Para ele, turismo necessita ser trabalhado não apenas como diversão, mas fonte econômica para geração de emprego e renda ao município. Isso é essencial, até porque Ijuí tem o título de Capital Mundial das Etnias.
Sobre a equipe de administração para os próximos quatro anos de governo em Ijuí, na mesma entrevista na Progresso, Andrei Cossetin observou que há um grupo de atuais servidores que trabalha com essa transição, mas ainda é preciso conversar com partidos aliados para a próxima gestão e com os 13 vereadores eleitos pela base de situação.
Referente à possibilidade de chamar vereadores para compor a equipe de governo, o prefeito ijuiense esclareceu que é necessário saber se há interessados e se possuem currículo ou capacidade técnica. Para essa próxima administração, conforme Cossetin, o Executivo necessita organizar projetos de médio e longo prazo.