Busca rápidaX


MANCHETES

Prefeitura começa cadastros do programa Casa Verde Amarela, que prevê regularização urbana

21 de agosto de 2022

O executivo de Ijuí inicia nesta segunda-feira, 22, através de força-tarefa entre secretarias, o cadastramento das famílias interessadas no processo de regularização fundiária urbana, através do programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal. O município foi  contemplado com a regularização  dos lotes residenciais XV de Novembro e Colonial e Getulio Vargas. Cada lote será contemplado com o valor estimado de R$ 2.783.900,00.

Juntos, os dois lotes habitacionais compreendem 1400 famílias e o “pontapé” inicial foi dado antes mesmo do esperado pelo secretário Marcelo Buss. Em entrevista à Rádio Progresso, ele disse acreditar que o processo pudesse se estender mais, em decorrência do período eleitoral. A pasta tem até o dia 15 de setembro para encaminhar os dados solicitados ao ministério. 

A secretaria estará realizando as inscrições a partir da próxima segunda-feira, 22, na sede do bairro Glória, para os moradores dos bairros Colonial, XV de Novembro e Glória. As inscrições também podem mser feitas até dia 15 de setembro, junto à pasta, na Rua do Comércio, nº 921, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. É necessário levar folha resumo do Cadastro Único  – NIS atualizado e renda familiar; RG e CPF; comprovante de residência; certidão de casamento ou nascimento e comprovante de posse do imóvel.

O Secretário explicou ainda que destas 1400 famílias, 20% serão contempladas com R$ 22 mil, para aplicação em melhorias residenciais. “Este recurso pode ser aplicado naquele puxadinho que a família quer fazer, mas não tem dinheiro, na ampliação do banheiro, na reforma da cozinha, enfim, nas melhorias que a residência demanda”, pontuou. 

O Secretário relembrou os avanços alcançados pela pasta, desde o início da gestão. “Desde que assumimos a secretaria, no ano passado, já conseguimos dar postes para ligação de energia elétrica para aquelas famílias que não dispunham de recursos, já conseguimos estruturar muitos lotes. Cada avanço é muito importante, pois melhoramos a vida das pessoas, e isso não tem preço”, disse.