Busca rápidaX


Prefeitura de Sede Nova compra telhas para ajudar população devido a temporal

19 de julho de 2023

Os municípios de Jóia, Humaitá e Campo Novo aguardam o reconhecimento dos decretos de emergência, em função do temporal de quarta-feira passada. Já o município de Sede Nova espera reconhecimento do decreto de calamidade pública. Anteontem, o governo gaúcho homologou esses decretos. Com isso, as prefeituras agora esperam repasse de auxílio por parte do Estado, especialmente telhas.

Em Jóia, a prefeitura cadastrou 340 casas atingidas por granizo. A administração municipal acredita que sejam necessárias 4 mil e 700 telhas para atender a comunidade. Já Sede Nova é o município da região com maior prejuízo com vendaval. Os estragos são avaliados em mais de 100 milhões de reais. Muitas casas tiveram danos, inclusive imóveis totalmente destruídos. Postes de luz caíram, dentre outros problemas. A prefeitura fez compra emergencial de telhas para ajudar as famílias.

Ontem à tarde, seis dias após o temporal, ainda havia algumas residências sem luz no interior de Sede Nova. Em Humaitá e Campo Novo o temporal atingiu mais partes de áreas rurais. O reconhecimento da emergência por parte da União é fundamental para os municípios se habilitarem a receber ajuda.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí