Busca rápidaX

MANCHETES

Prejuízos com a estiagem superam 110 milhões de reais em Augusto Pestana

13 de março de 2025

Entre soja, milho de segunda safra e leite, o prejuízo estimado com a estiagem em Augusto Pestana supera 110 milhões de reais. O dado foi apresentado hoje pela manhã durante entrevista na RPI pelo prefeito, Sérgio Neuberger.

Segundo ele, somente na soja a quebra ultrapassa 100 milhões de reais. Ainda há cálculo de perdas de aproximadamente 1 milhão e 300 mil reais no milho tardio, ainda cerca de 9 milhões na produção leiteira. Aliás, Augusto Pestana é um dos municípios de maior produção de leite no Rio Grande do Sul. O prejuízo só não é maior, visto que os agricultores tiveram boa produção do milho de primeira safra, diante disso, conseguiram produzir silagem com qualidade para alimentar os bovinos.

Nesta semana, o Executivo pestanense decretou situação de emergência no município por conta da estiagem. Sérgio Neuberger comentou que equipes da administração atuam no interior para abrir ou limpar bebedouros de água para os animais, em função da redução do nível de recursos hídricos.

Nas localidades de Boca da Picada e Arroio Bonito, a prefeitura implantou novas caixas de água e reformulou redes para não faltar água para moradores. Na mesma entrevista na Progresso nesta manhã, o prefeito de Augusto Pestana informou que as primeiras lavouras colhidas de soja apresentam rendimento muito ruim, casos de 4 a 30 sacas por hectare.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!