Busca rápidaX


Prejuízos com intempéries são estimados em cerca de R$ 1 milhão no interior de Ijuí

16 de novembro de 2023
Fotos: Prejuízos do temporal da noite passada

O Executivo de Ijuí trabalha com dois decretos de situação emergência em razão dos prejuízos causados pelo temporal de ontem à noite, além das fortes chuvas das últimas semanas. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Émerson Pereira, hoje foi encaminhado à Defesa Civil estadual o decreto devido às constantes chuvas. O outro decreto a ser enviado vai se referir aos danos gerados pelo granizo da noite passada, pois ainda acontece levantamento de dados.

Émerson Pereira acredita que os estragos causados pelas recentes intempéries, visto o fenômeno climático El Niño, superam um milhão de reais somente na área rural ijuiense, visto prejuízos em estradas, pontes, imóveis, dentre outras áreas.

No interior, o temporal de ontem a à noite causou danos nas regiões sul e oeste, principalmente distritos de Barreiro, Alto da União e Esquina Heidmann, também comunidade de Parador. Propriedades das localidades de Parador e Linha 7 Leste, da mesma forma, sofreram avarias.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural ressalta que algumas lavouras de milho das mencionadas regiões tiveram perda total devido ao granizo. No que se refere a áreas de soja, o prejuízo aconteceu por conta da erosão, pois houve em torno de 100 milímetros de chuva em curto espaço de tempo. Com isso, os agricultores perderam semente e adubação, visto que a oleaginosa foi recém plantada.

Além disso, pedras de gelo danificaram estufas de hortigranjeiros, também as próprias plantas, ainda estragos em fruticultura. Já em imóveis, várias casas da área rural de Ijuí tiveram o telhado perfurado pelo granizo, porém, apenas algumas com danos em toda a cobertura.

O secretário Émerson Pereira observa que o decreto a ser emitido em função do granizo, também visa pleitear recursos financeiros dos governos estadual e federal para auxiliar esses produtores com estragos em casas e lavouras.

Hoje, o assunto sobre decreto de emergência foi tema de reunião no gabinete do prefeito, Andrei Cossetin. Conforme a Defesa Civil municipal, no interior de Ijuí foram atingidas cerca de 40 propriedades, com destelhamento de casas e estábulos, além dos prejuízos já mencionados em lavouras.

No perímetro urbano foram cerca de 60 casas destelhadas com vento forte, chuva torrencial e granizo, por exemplo, nos bairros Tomé de Souza e Getúlio Vargas. A Unidade Básica de Saúde, do bairro Herval, e a escola municipal infantil Trilha do Saber também registraram danos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí