Busca rápidaX

MANCHETES

Presidente da Apae de Ijuí critica atraso no repasse de R$ 200 mil do Executivo. “Desde ano passado esperando”

24 de agosto de 2022

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Ijuí, nesta segunda-feira (22), a presidente da Apae de Ijuí, Avani Brizzi, criticou o atraso no repasse de uma verba de R$ 200 mil por ano, que deveria ser destinada pela Prefeitura de Ijuí à Escola de Educação Especial. Segundo ela, ainda em Novembro do ano passado, a Apae solicitou ao legislativo, a renovação desse convênio com a prefeitura.
No entanto, o legislativo só aprovou o pedido em julho deste ano. Enquanto isso, nenhuma verba foi enviada à instituição.
Segundo a presidente, o recurso é de extrema importância para garantir o atendimento dos 587 usuários da clínica. Para suprir o deficit financeiro, a Apae precisa buscar recursos de outras fontes, através de ações de venda de cachorro quente, galeto, etc.

Avani comenta que a instituição segue enfrentado problemas financeiros, tanto que já atrasou a folha de pagamento dos funcionários por dois meses. “Já tivemos até uma denúncia do Ministério Público do Trabalho, pois há três meses eles nos pedem comprovante de pagamento do fundo de garantia, INSS e da própria folha, e nós não temos como comprovar. Isso chega a ser constrangedor” lamenta a presidente.

A reportagem da Rádio Progresso entrou em contato com a prefeitura de Ijuí a fim de verificar o motivo da falta do envio da verba. Segundo o prefeito Andrei Cossetin, o repasse do recurso está tramitando no jurídico, através de um termo de convênio. Depois, será enviada lei autorizativa para a Câmara de Vereadores, o que deve acontecer até o final do mês de setembro.

Atualmente, a clínica da Apae registra mais de 3 mil atendimentos médicos por mês, o que reforça a importância do auxílio financeiro.

Fonte: RPI