Busca rápidaX

MANCHETES

Primeira delegacia especializada em crimes rurais e abigeato é inaugurada no Estado

14 de abril de 2018

Mais de sete meses após ser anunciada, foi inaugurada nesta sexta-feira (13) em Bagé, na Campanha, a primeira Delegacia Especializada em Crimes Rurais e Abigeato no Rio Grande do Sul. O foco do trabalho dos agentes será o combate ao roubo de gado.

A criação da delegacia foi anunciada durante a Expointer do ano passado. No local, vão trabalhar os dois delegados e os sete agentes que já integravam a força-tarefa de combate ao abigeato. A ofensiva foi criada em 2016.

Em um ano e meio de trabalho, a força-tarefa de combate ao abigeato recuperou o equivalente a R$ 7 milhões. A Polícia Civil desarticulou 26 quadrilhas especializadas nesse tipo de crime e prendeu quase 200 pessoas.

"A delegacia vem hoje para dar a estrutura que faltava pra gente continuar esse trabalho", explica o coordenador da força tarefa de combate, delegado Cristiano Ritta.

Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram que os casos de roubo de gado estão diminuindo no estado. Nos primeiros dois meses deste ano, foram 832 ocorrências, o que significa uma redução de 30,8% em relação ao início do ano passado.

Em 2017, as ocorrências de abigeato já tinham diminuído 25,5% em comparação com o ano anterior.

O prédio onde vai funcionar a nova delegacia já pertencia ao estado, e foi reformado e equipado com a ajuda de entidades ligadas aos produtores rurais.

"Apoiamos financeiramente a instalação dessa delegacia para que ela tenha os melhores recursos, para que possa atuar da melhor maneira. A gente precisa ter segurança no campo, afinal, é daí que vêm os recursos que sustentam as cidades da nossa região", afirma o vice-presidente da Associação Rural de Dom Pedrito, Rodrigo Coradini.