Busca rápidaX

MANCHETES

Primeiro caso de dengue em 2022 é confirmado em Panambi

16 de março de 2022

Nesta quarta-feira, 16, a Secretaria de Saúde de Panambi recebeu o resultado de exame positivo para dengue coletado em um morador do município, no bairro Centro. A informação é de que o cidadão contraiu a doença fora do município, quando visitava familiares na cidade de Rodeio Bonito, portanto, não é contágio autóctone (quando é contraído dentro do município).

O Setor de Endemias alerta para o grande número de focos do mosquito que vem sendo encontrados em Panambi e o baixo estoque do veneno utilizado para combate ao mosquito. Há evidente escassez do veneno no Estado, segundo informações da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde.

A Administração Municipal reforça o alerta à população, que não deixe de tomar os devidos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que, além de transmitir a dengue, também transmite a febre Chikungunya e o Zica vírus, causador da microcefalia. É necessário eliminar e limpar todo e qualquer local ou recipiente que acumule água parada.

A ação preventiva continua sendo a melhor alternativa para evitar a proliferação do mosquito, por isso, mantenha seu pátio limpo, calhas, caixa d’agua, ralos, toneis, lonas, piscinas.

Segundo a Coordenadora de Endemias da Secretaria de Saúde, Carla Schimuneck, somente na data de hoje 5 casos suspeitos de dengue, sendo 1 do Interior, 2 do bairro Arco Íris, 2 do bairro Piratini, além do caso confirmado do bairro Centro.

Lembre-se: são medidas simples, mas que ajudam na prevenção das doenças:

– Tampe os tonéis e caixa d’água;

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela. Coloque água sanitária nos ralos e em locais onde não seja possível alcançar para esvaziar;

– Mantenha as calhas sempre limpas;

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Mantenha lixeiras bem tampadas;

– Elimine ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;

– Semanalmente renove a água das bromélias com jato da mangueira ou com balde de água bem cheio.

Fonte: Rádio Progresso e prefeitura