O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Primeiro a ser instituído no interior do Estado, em 13 de agosto de 1984, o Banco de Leite do HCI- Hospital de Clínicas de Ijuí, fornece o alimento tanto para bebês internados na UTI neonatal da instituição, quanto para aqueles que estão na maternidade e no berçário.
Segundo a coordenadora do banco de leite do HCI, Angelica Samrsla, hoje o Hospital de Clínicas conta com 10 leitos de UTI neonatal que estão sempre lotados. Para atender toda demanda, seria necessário receber a doação de dois litros de leite por dia. Em entrevista à RPI, a coordenadora do banco de leite explicou que toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados, que, a depender de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1ml a cada refeição. Para ser uma doadora no HCI, é necessário entrar em contato com o BLH, que disponibiliza o whatsapp 55 9 9213 0248, para sanar dúvidas, agendar horários e outras demandas.
Antes de chegar aos bebês, o leite doado passa por diversas etapas que começa pela coleta do leite, armazenagem, testes de cheiro e de visão para observação do aspecto, pasteurização, testes biológicos para detecção de micro-organismos, fracionamento e distribuição.
Ouça abaixo a entrevista: