Agricultores e lideranças de entidades do agronegócio prometem se mobilizar, nesta quinta-feira, já pela manhã, em vários municípios do Rio Grande do Sul como forma de pressão pelo avanço, no Congresso Nacional, do PL 5122/2023, que cria política de renegociação e quitação de dívidas rurais de produtores afetados por eventos climáticos e dificuldades econômicas. O pedido é que a matéria seja votada na próxima semana na Câmara dos Deputados, antes do recesso de julho dos parlamentares.
A manifestação de amanhã tem à frente, por exemplo, o grupo SOS Agro e a Aper – Associação dos Produtores e Empresários Rurais. A organização frisa que vai ser protesto pacífico. Se possível, os agricultores devem participar com trator ou demais máquinas agrícolas, inclusive se puderem levar produtos agrícolas para representar o trabalho rural. Na região, estão confirmados movimentos de produtores, amanhã, em Jóia, São Miguel das Missões, Quevedos, Panambi, Condor, Guarani das Missões, Tuparendi, Porto Mauá e Tupanciretã. Esses protestos deverão ocorrer defronte a agências bancárias.