Busca rápidaX


MANCHETES

Profissionais da educação de Ajuricaba aderem a plataforma “Educar Web” para aulas online

18 de julho de 2020

A Secretaria de Educação de Ajuricaba é mais uma das pastas que precisou se reinventar no período da pandemia. Em entrevista nesta semana à Rádio Progresso, a titular Damaris Rubert, disse que no início da pandemia, no mês de março, a ideia era de que as aulas a distância seriam desenvolvidas por um curto período, semanas ou no máximo dum ou dois meses.

Porém, com o agravamento da pandemia a situação foi mudando e os profissionais precisaram se reinventar. Segundo a secretária, no dia seguinte a suspensão das atividades presenciais em sala de aula, ainda no mês de março, já foi dado início as aulas remotas.
Desde lá, diversas formações online foram desenvolvidas com professores, e, segundo a secretária de Educação, foi dado liberdade para que os próprios educadores decidissem a forma como enviariam as atividades aos alunos.

Há cerca de duas semanas no entanto, a rede municipal de educação de Ajuricaba migrou para uma plataforma virtual uniformizada, disponibilizada pelo município.

Trata-se do ‘Educar Web”, adotada por todos os professores para o envio das atividades aos alunos. Atividades essas que depois de uma semana são encaminhadas aos professores para correção. Segundo Damaris Rubert, o resultado tem sido muito positivo, já que praticamente 100% dos alunos cumprem com a tarefa.

Porém, existem aqueles sem acesso à internet, que representam aproximadamente 5% dos alunos ajuricabenses. Para esses alunos são disponibilizadas duas opções, segundo a Secretaria de Educação: ou os pais e responsáveis retiram as atividades nas devidas escolas ou os motoristas do transporte escolar levam o material até a casa dos alunos, quando esses não têm condições de se dirigirem até as escolas.

Damaris Rubert disse que nos últimos dois anos houve um aumento significativo no número de alunos matriculados na rede municipal, ultrapassando atualmente os 500 educandários, nas duas escolas de ensino fundamental e três de educação infantil existentes em Ajuricaba.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí