Busca rápidaX

MANCHETES

Programação Farroupilha: projeto “Chama vai à escola” inicia em Cruz Alta

6 de setembro de 2022

Um momento de cultura gaúcha, com abordagem sobre a história e significado da Chama Crioula e Revolução Farroupilha, oficina de encilha e apresentações artísticas, foi proporcionado aos alunos da EMEF Gabriel Annes da Silva, na manhã desta segunda-feira, 05, em Cruz Alta. A atividade integra a programação farroupilha do município e faz parte do Projeto Chama Crioula vai à escola.

“Com o apoio de CTGs entidades tradicionalistas do município levamos a chama crioula até as escolas, onde ela fica guardada pelos alunos. Ainda, na oportunidade, é oferecida uma oficina de encilha pelos representantes de CTGs e Piquetes que vão a cavalo, e o historiador, Rossano Cavalari, fala sobre o significado da chama. Também temos apresentações artísticas, entre trova, gaita, declamação, etc”, diz a Coordenadora de Cultura, Shana Reis.

Shana salienta que o objetivo é proporcionar à comunidade e escolas uma aproximação ainda maior com a cultura gaúcha. “Trata-se de um momento único que envolve alunos da rede municipal e estadual, bem como professores, tradicionalistas e pessoas da comunidade em geral”, comenta Shana.

Conforme a Coordenadora, as festividades da Semana Farroupilha são de grande importância para a entidade e para o município, reunindo história, cultura, ciências e artes nativas, que caracterizam um povo e definem o presente como frutos de sementes plantadas por um povo aguerrido, forte e valente. “O tradicionalismo visa auxiliar um estado no bem coletivo, através de um povo que pratica ações em prol da cultura e solidez da vivência de uma história”.

Nos próximos dias, o projeto será levado para as seguintes escolas:

06/09- Escola Estadual Amado Lacroix- 9h

08/09- Escola Municipal Carlos Gomes- 9h

09/09-Escola Municipal Frederico Baiochi- 9h

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí, Prefeitura Municipal