Busca rápidaX


MANCHETES

Progresso Rural: Baixa vacinação contra a gripe da população do interior preocupa SMS de Ijuí

5 de junho de 2023

No geral, o índice de vacinação contra a gripe é baixo em Ijuí e região. A campanha nacional de imunização pelo SUS terminou na última quarta-feira, 31, porém, no Rio Grande do Sul os municípios podem seguir com a imunização enquanto tiverem doses disponíveis

Os moradores do interior de Ijuí devem comparecer no ambulatório do meio rural, à Avenida Getúlio Vargas, durante horário normal de atendimento. Segundo a enfermeira e responsável pela vacinação no ambulatório, Eliane Schimidt, dos cerca de 8 mil e 500 moradores da área rural ijuiense, até agora se imunizaram contra a gripe cerca de 2 mil e 400 pessoas, o que não dá 30%.

Ela observa que o grupo de crianças até seis anos, que é um dos segmentos bastante vulneráveis à gripe, tem percentual muito baixo de vacinação. Em torno de 120 crianças receberam o medicamento até agora. Os idosos do interior procuraram um pouco mais a vacina.

Mesmo que nos últimos dois anos a imunização anti-gripe não tenha sido muito alta no ambulatório do meio rural de Ijuí, nesse ano o comparecimento é menor que 2021 e 2022. Ontem pela manhã, Eliane Schmidt ampliou o assunto durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. A enfermeira alertou sobre o perigo da falta de imunização, pois o vírus influenza da cepa H, especialmente H1N1, está em circulação e já causou óbitos em Ijuí.

Ela lembra que a vacina demora cerca de uma semana para fazer efeito completo no organismo. Nos demais ambulatórios de Ijuí a imunização contra a gripe também segue disponível, no caso, para a população da cidade. Na região, todos os municípios, da mesma forma, ainda efetuam a vacinação. Abaixo, confira o Progresso Rural de ontem, 04.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí