Uma cultura que deverá ganhar espaço nas lavouras do Rio Grande do Sul na safra de inverno deste ano é a canola. O presidente da Associação Brasileira de Produtores de Canola, Vantuir Scarantti, acredita que possa ocorrer aumento de 40% na área com a planta. Na safra passada o Estado registrou entre 40 e 45 mil hectares.
A perspectiva de acréscimo de área também vale para Ijuí e região. Scarantti frisa que a canola apresenta melhoria de rendimento nas últimas safras e ainda há sementes disponíveis para este ano. Ontem pela manhã, Vantuir Scarantti falou sobre o tema durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Também abordou sobre a antecipação do zoneamento agrícola para plantio da canola, cujo período começou dia 21 de março e vai até 30 de junho.
Outros temas tratados foram referentes à compra garantida da produção da canola dos agricultores por parte de empresas e o preço da saca semelhante à cotação da soja, o que pode garantir boa rentabilidade financeira. Confira o Progresso Rural na íntegra: