Busca rápidaX


MANCHETES

Projeto Acolher trabalha a inclusão de refugiados venezuelanos em Ijuí

23 de agosto de 2022

O Projeto Acolher trabalha a inclusão de refugiados venezuelanos no município de Ijuí, com o envolvimento de cursos de graduação, Psicologia , Português e Inglês, e com a parceria da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a prefeitura municipal. Ele é constituído de uma rede de instituições que acolhe refugiados venezuelanos que chegam ao município, auxiliando-os a retomar suas atividades, seja de trabalho ou de estudo, em uma comunidade totalmente diferente da qual são originários.

Realizado desde março deste ano, o projeto auxilia os venezuelanos que chegam a Ijuí com a aprendizagem da língua portuguesa. Como estes, em sua grande maioria, nunca tiveram contato com o idioma, estão sendo realizadas aulas de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), caracterizadas por uma abordagem mais equilibrada, sem imposições e de primeiros passos para a comunicação no Brasil.

Segundo a coordenadora do projeto, professora mestre Taíse Neves Possani, as aulas são realizadas pelos próprios estudantes. “Os acadêmicos de Letras trabalham em duplas, atendendo duas turmas de alunos venezuelanos, enquanto os estudantes de Psicologia dão suporte para a inclusão destes refugiados”, salienta. 

Atualmente, 23 venezuelanos estão participando das duas turmas que compõem o Projeto Acolher. “As aulas ocorrem duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, nas salas de aula da Igreja, a qual, junto com a Unijuí, vem providenciando materiais e recursos para realizar o projeto”, completa Taíse, que juntamente com a professora Fernanda Trein, supervisiona as turmas do projeto.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí, Comunica