Busca rápidaX


MANCHETES

Projeto Acumuladores: uma perspectiva de estudantes de Psicologia da Unijuí

15 de julho de 2022

Através da disciplina Projetos Integradores da Unijuí, acadêmicos do curso de Psicologia aceitaram uma demanda encaminhada pela Secretaria de Meio Ambiente de Ijuí, através do secretário Yuri Pilissão. Mediante o assunto, os estudantes formaram grupos de pesquisa e estudos seguindo duas linhas: teoria cognitiva e psicanálise. 

Em entrevista à RPI, a professora Amanda Sehn explicou a cerca da disciplina e a forma de trabalho, a partir da nova proposta de Graduação Mais. “Os projetos desenvolvidos são a partir de demandas da comunidade, os estudantes desenvolvem um projeto e pensam em propostas de trabalho e intervenção, e retornam para a instituição que demandou”. 

Como então a psicologia poderia ajudar neste sentido?

Representando um dos grupos de pesquisa, a acadêmica Maria Eduarda Silva Martins explicou sobre o método de trabalho. “Era um tema que até então não conhecíamos, e nos deixou muito curioso de como a psicologia poderia então trabalhar com os acolhedores de animais, visitar eles e também a secretaria de Meio Ambiente”. 

O grupo representado pelo acadêmico Arthur Reolon, por sua vez, escolheu a temática também pela curiosidade em atuar em uma pasta ambiental, geralmente voltada à natureza, e aos animais, porém neste caso trabalhar auxiliando essas pessoas (os colhedores). Foi um trabalho desafiador e prazeroso”. 

Sobre os resultados dos estudos aplicados, os acadêmicos seguiram as linhas teoria cognitiva comportamental e psicanálise. De acordo com a professora Amanda, “a intenção do trabalho não foi diagnosticar os acolhidos, mas sim, trazer um olhar humano da psicologia e pensar estratégias que contribuam com a saúde dessas pessoas”. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí