Busca rápidaX

Projeto do Hospital do Câncer Infantil deve retomar as atividades da UTI Pediátrica no HCI

9 de fevereiro de 2024

No início desta semana, o presidente do Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), Douglas Prestes Uggeri, e o diretor de Relações Institucionais, Allan Fonseca, estiveram no Palácio do Planalto, em Brasília, onde apresentaram o projeto do Hospital do Câncer Infantil ao ministro-chefe da secretaria da Comunicação Social, Paulo Pimenta, que garantiu que será apoiador da causa.

O projeto do Hospital do Câncer Infantil prevê a construção de um prédio de aproximadamente 2.700m² de área construída anexa ao Cacon, com 5 pavimentos. Serão 20 leitos de internação para crianças e adolescentes de zero a 18 anos, dez leitos de UTI Pediátrica, uma unidade de infusão para quimioterapia, ambulatório multiprofissional, espaço terapêutico e de apoio aos familiares. O orçamento está estimado em R$30 milhões para construção da área física e parque tecnológico.

Os representantes do HCI estiveram acompanhados do vice-líder do governo no Congresso, deputado Federal Elvino Bohn Gass (PT); da vereadora de São Luiz Gonzaga, Ana Barros (PT), e do diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), Carlos Alberto Litti Dahmer. A agenda foi intermediada pelo vereador de Ijuí, Beto Noronha (PT) e pelo advogado e ex-vice-prefeito Bira Teixeira.

Os próximos passos são a assinatura da Comissão dos Intergestores Bipartite (CIB), organizada com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e pelo Beto Fantinel, secretário da assistência social, o que segundo o presidente do HCI, Douglas Uggeri, deve acontecer ainda em fevereiro. A assinatura é importante para que em outubro o projeto entre em votação na bancada gaúcha, liderado por Dionísio Marcon (PT). O projeto aprovado na bancada, estarão garantidos os 20% do valor, os 80% faltantes são garantidos através do Governo Federal, para que seja possível iniciar, em 2025, a obra que tem a previsão de 3 anos para a conclusão.

Dentro do projeto do Hospital do Câncer infantil o Hospital de Clínicas Ijuí pretende também retornar as atividades da UTI Pediátrica. O Diretor de relações institucionais, Alan Fonseca, disse à Rádio Progresso que um dos grandes argumentos é que o único CACON do interior do Estado não possui está especificidade de tratamento, o que deve inclusive desafogar os serviços da capital.

Fonte: RPI, HCI