A Receita Federal informou, nesta segunda-feira, sobre um e-mail falso que tem circulado em nome da instituição. Na mensagem, é solicitado que o contribuinte faça o download do relatório do Imposto de Renda (IR) de 2018 devido a um problema na declaração. Entretanto, segundo a instituição, não são feitos quaisquer tipos de comunicados via e-mail. Por conta disso, órgão acredita se tratar de um possível golpe.
A orientação da Receita é que, caso o contribuinte queira verificar se existe algum problema com a contribuição, é necessário acessar o site da instituição e, na parte referente ao Imposto de Renda, clicar em Processamento e, em seguida, abrir o extrato da declaração . Nesta parte, o contribuinte encontra todas as informações para regularizar possíveis pendências, além das maneiras de acessar o extrato.
Em nota oficial, a Receita Federal ressalta, ainda, que não autoriza nenhuma outra instituição a enviar e-mails em seu nome. “Mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus ou qualquer outro software malicioso, podendo causar danos ao computador do internauta. Além disso, a exposição de dados pessoais do cidadão pode facilitar o cometimento dos mais diversos tipos de fraudes”, salienta o comunicado.