Busca rápidaX

MANCHETES

Redução de salários dos trabalhadores também é registrada em Ijuí

5 de agosto de 2022
Aumento, principalmente, dos alimentos afeta a inflação que corrói os salários (Foto: Adriano Dal Chiavon/Arquivo RPI)

A redução do salário dos trabalhadores também é registrada no município de Ijuí, conforme detalha o presidente do Sindicato dos Comerciários de Ijuí e Região (Sindicomerciários), Ari Bauer, em entrevista a Rádio Progresso de Ijuí.

“A gente vem percebendo uma redução no poder aquisitivo de compra do trabalhador em relação a inflação que está subindo demais. Nos últimos 12 meses a inflação subiu quase 12% e esse percentual já afeta os ganhos que negociamos em março deste ano. E isso somente relativo ao primeiro semestre deste ano. Então, imagine até o fim deste ano quanto que o trabalhador não irá perder?”, questiona o presidente do Sindicomerciários.

Como exemplo dessa redução no poder de compra do trabalhador, Ari Bauer detalha que o salário médio dos assalariados no comércio de Ijuí – o setor que mais emprega na cidade – é de R$ 1.592.

Porém, mais de um terço desse valor é gasto somente com os produtos essenciais mínimos para a sobrevivência, como aponta levantamento mais recente realizado pela reportagem da RPI junto a supermercados da cidade, o qual mostrou um preço médio de R$ 600 da cesta básica.

Esse montante dispensado somente com alimentação básica, aliado aos demais gastos de uma família, expõe a dificuldade que a inflação traz para os assalariados e contrasta com a geração de empregos que está acontecendo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!