Busca rápidaX

MANCHETES

Referência regional, centro de atendimento ao surdo de Ijuí, acolhe mais de 50 famílias

25 de agosto de 2022

Aprender a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS -, pode ser um grande desafio também para quem é surdo, especialmente se a pessoa passa muito tempo de comunicando através de sinais próprios, compartilhados no ambiente familiar e social. O Centro de Atendimento Integral ao Surdo, CAIS, de Ijuí, oferece aulas ministradas por um professor surdo, para aquelas pessoas com esta condição. Além disso, o centro é um espaço que acolhe toda a comunidade regional, atendendo 56 famílias diretamente. 

Aqueles que frequentam o CAIS contam com oficinas de socialização, aulas de LIBRAS, momentos de interação e que contribuem para o fortalecimento da independência e socialização. À Rádio Progresso, a diretora do centro, Silvia Padilha da Costa, explicou que diariamente pessoas de diversos municípios da grande região noroeste, visitam o local, em busca de atendimento. Crianças a partir dos seis anos, sem idade limite, pode integrar o grupo.

“Nosso objetivo é fortalecer a interação social, oferecendo condições para que os surdos consigam estar inseridos na comunidade, de forma independente. Por isso a importância da LIBRAS, por exemplo”. Silvia explica que um dos maiores desafios dos surdos é a dificuldade de comunicação com os demais. “É necessário que as pessoas estejam abertas para aprender a LIBRAS para que consigam se comunicar com os surdos. O maior desafio é fazer a sociedade entender a importância disso”, pontuou. 

O CAIS atende toda a região através de doações, que podem ser entregues direto no centro, na Rua José Bonifácio, nº1623, no bairro Storch, em anexo ao Lar da Criança Henrique Liebich, ou através de contato pelo telefone (55) 3332 8182. “Precisamos de doações de roupas, calçados e alimentos; principalmente alimentos, pois auxiliamos essas famílias com cestas básicas”, finalizou Silvia. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí