Cerca de 120 mil bovinos e bubalinos precisam ser vacinados contra a febre aftosa dentre os 29 municípios da Coordenadoria Regional de Agricultura, com sede em Ijuí, durante a campanha de reforço de imunização que começou ontem e termina no próximo dia 30.
A campanha vale para todo Rio Grande do Sul. Em Ijuí, a vacinação deve ser feita em aproximadamente oito mil e 200 animais; além de cerca de dois mil em Bozano; e em torno de dois mil e 300 em Coronel Barros.
Os proprietários dos animais são responsáveis por comprar e aplicar as vacinas. Em Ijuí, comercializam os medicamentos anti-aftosa as agropecuárias Agrovel, Dal Ros, Farmacampo e Girassol.
Os frascos possuem 10 ou 50 doses. Por isso, agricultores podem se unir e comprar a vacina de forma conjunta a fim de reduzir custos. As notas fiscais de aquisição do medicamento precisam ser entregues nas Inspetorias Veterinárias e com nomes de todos os produtores, caso houver compra conjunta. A imunização contra a aftosa é obrigatória e o produtor pode ser multado, caso não faça a vacinação.