Busca rápidaX

Regulação do título de eleitor segue até 8 de Maio em Ijuí

10 de abril de 2024

Para votar nas Eleições Municipais de 2024, a cidadã ou o cidadão precisa estar com o título de eleitor regular.  A chefe do Cartório da 23ª Zona Eleitoral, com sede em Ijuí, Sônia Henke, orientou aos eleitores que regularizem as suas situações o quanto antes para evitar situações de filas e problemas.

A 23ª Zona Eleitoral, em Ijuí, atende a mais cinco municípios, Ajuricaba, Bozano, Catuípe, Cel. Barros e Nova Ramada. O Cartório Eleitoral fica na  rua Tiradentes, 668, Sala 1, no Centro e atende de segunda à sexta das 12h às 19h. Sônia salienta aos eleitores que necessitam de atendimento presencial no cartório eleitoral, que levem documento atual com foto e comprovante de residência, de preferência no próprio nome.

Para quem precisa de transferência de domicílio eleitoral poderá realizar a solicitação online através do site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, em “Atendimento ao Eleitor”.

Para consultar a situação do documento, a pessoa deve acessar o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ir até o campo “Serviços”, localizado no canto superior direito da página. Em seguida, basta acessar a opção “Situação Eleitoral” e informar o CPF.

Caso esteja com o título de eleitor cancelado ou suspenso, é necessário fazer a regularização também até o dia 8 de maio, pois, após essa data, o cadastro eleitoral para o pleito deste ano estará fechado para novas inscrições e outros procedimentos.

Neste ano, mais de 152 milhões de eleitores escolherão candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país. O primeiro turno do pleito está marcado para 6 de outubro, e o segundo turno para o dia 27 de outubro, onde for preciso.

O título de eleitor pode ser cancelado por diversos motivos; entre eles, falecimento, ausência à votação em três eleições consecutivas sem apresentar justificativa e não comparecimento à revisão do eleitorado no município onde se vota. Vale destacar que o TSE não envia nenhum comunicado informando o cancelamento.

Fonte: RPI, Cartório Eleitoral 23ª Zona Eleitoral Ijuí e TSE