Busca rápidaX


Representantes de Eugênio de Castro e Augusto Pestana reforçam pedido por asfaltamento

3 de abril de 2024

Representantes de Eugênio de Castro e Augusto Pestana entregaram, ontem, para o governo estadual, pedido para asfaltamento entre os dois municípios. Houve encontro com o vice-governador, Gabriel Souza; e secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. Participaram, o prefeito de Eugênio de Castro, Jaime Zweigle; vice-prefeito, de Augusto Pestana, Gilberto Zardin; secretário de Obras de Eugênio de Castro, Mauri Krupp, e o assessor de comunicação do mesmo município, Fábio Birck.

O projeto foi executado por ambos os municípios. Segundo Zweigle, o objetivo foi reforçar protocolo já existente que visa a pavimentação asfáltica da via rural que passa pelas comunidades de Ijuizinho, Bom Princípio e Rincão dos Ferreira. O total é de 10,2 quilômetros, com 8,2 na área de Augusto Pestana e 2 quilômetros de Eugênio de Castro.

O prefeito de Eugênio de Castro ainda comentou que o projeto vai impactar positivamente a economia e o deslocamento para várias regiões do Estado. Além disso, vai servir como via de acesso para os dois municípios e  desafogar o trânsito de outras rodovias com fluxo intenso.

Amuplam

Prefeitos e demais representantes da Associação dos Municípios do Planalto Médio, com sede em Ijuí, se reuniram, ontem, em Porto Alegre, com o presidente da Famurs, Luciano Orsi, e com integrantes do governo estadual.

Segundo o presidente da Amuplam e prefeito de Nova Ramada, Marcus Bandeira, com o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul um dos assuntos tratados foi sobre interferência de índices de ICMS na educação. Também debatida a necessidade de conclusão do asfaltamento da ERS 539, o acesso asfáltico de Nova Ramada, com ligação à ERS 155, ainda melhorias da ERS 514, em Ajuricaba, e ERS 522, entre Augusto Pestana e Jóia.

Já no Executivo gaúcho, houve reunião com o vice-governador, Gabriel Souza; secretária da Fazenda, Priscila Santana; secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardelli, e com o secretário de Transportes e Logística, Juvir Costella.

No que se refere ao ICMS para educação, os representantes do Estado informaram que mesmo que seja lei federal, o governo estadual pode alterar, por isso, vai ser feito estudo pela secretaria estadual do Planejamento.

Os integrantes ainda pediram alteração em regras sobre áreas da Mata Atlântica, para que os municípios possam ter acesso a licenças ambientais a fim dos agricultores poderem fazer obras de irrigação e barragens. Sobre o acesso asfáltico a Nova Ramada, o secretário Costela ficou responsável por agilizar a conclusão do projeto e licitação.

Já no que se refere ao trecho não pavimentado da ERS 514, entre Ajuricaba e Palmeira das Missões, ficou autorizado que a empresa contratada pelo Estado utilize recurso para melhorias. Referente a parte asfaltada, entre a cidade de Ajuricaba e a ERS 155, vai ser feita análise a fim de verificar a disponibilidade de dinheiro no orçamento deste ano para recuperação.

O mesmo vai ocorrer em relação à ERS 522, entre Augusto Pestana e Jóia. Nesse trecho, especialmente da localidade de Ijuizinho até o trevo da da cidade de Jóia, é preciso reforma. Inclusive, nas imediações da comunidade de Cará o ideal é retirar o atual asfalto e colocar nova pavimentação, visto o grande número de buracos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura de Eugênio de Castro