Busca rápidaX

MANCHETES

Representantes de Ijuí e região estarão no Grito da Terra, em Brasília

18 de maio de 2024

O município de Ijuí e região vão estar representados no Grito da Terra, iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag – e entidades afins dos Estados, que acontecerá segunda e terça-feira da próxima semana, em Brasília. Da regional da Fetag/Ijuí, um ônibus partirá hoje à tarde para a capital federal.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinski, comenta que todos os 17 municípios e 13 sindicatos da regional vão ter integrantes no evento. Outras regionais da Fetag da macro missioneira, da mesma forma, vão participar da mobilização.

Karlinski observa que a pauta do Grito da Terra é bastante extensa, cujas reivindicações vão ser feitas para o governo federal. Para a região de Ijuí, ele detalha que alguns dos pedidos se sobressaem, por exemplo, redução de juros para planos safras mas, principalmente, requisição de revogação de alterações no Poagro.

Por exemplo, a partir da próxima safra de verão, o percentual de cobertura do Proagro dependerá do período de plantio da cultura, por exemplo, a soja. Em caso de cultivo em fases com risco de perda de 20%, a cobertura do Proagro será de 100%; risco de 30%, o auxílio ficará em 75%; e risco de 40% de perda em plantações, Proagro de 50%.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí ainda observa que é preciso mudar determinação que inclui todas as culturas, em conjunto, nos números de Proagros máximos a cada cinco anos para limitar a concessão.

A finalidade é que o benefício seja levado em conta por cultura em separado. Além disso, o Grito da Terra que exclusão do CAR – Cadastro Ambiental Rural – como exigência para Proagro, ainda amento de subvenção para o seguro agrícola.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí