Busca rápidaX

MANCHETES

Retomada da Fecolônia vai acontecer por Ijuí dias 14 e 15 deste mês

5 de junho de 2024
Da esquerda para a direita, Émerson, Erni e Douglas

Emater e secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí realizam os últimos ajustes para retomada da Fecolônia – Feira Estadual da Agroindústria Colonial. Ontem foi definida a data. O evento vai ocorrer dias 14 e 15 deste mês, ou seja, sexta-feira e sábado, da próxima semana, das 7 horas e 30 minutos às 19 horas, no estacionamento do antigo Demei, esquina das ruas Ernesto Alves e José Bonifácio, cetro de Ijuí.

Hoje pela manhã, concederam entrevista na RPI o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Émerson Pereira; engenheiro agrônomo do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, Erni Breitenbach; e o agrônomo do escritório local da Emater, Douglas Iske.

A ideia é que a Fecolônia seja itinerante, ou seja, com desenvolvimento em outros municípios e de maneira mensal. Já estão pré-agendadas programações em Cruz Alta, Panambi e Carazinho. Ijuí deverá ter outra edição em agosto deste ano, durante programação do Domingo no Campus, iniciativa da Unijuí, no campus universitário.

Erni Breitenbach, explicou que a decisão por retomar a Fecolônia foi tomada, especialmente, pelas consequências das recentes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, que causaram o cancelamento de feiras da agricultura familiar ou dificultaram a venda dos produtos das agroindústrias. 10 agroindústrias da região já estão confirmadas para esta edição da Fecolônia. As agroindústrias de Ijuí que quiserem participar precisam se inscrever até amanhã no escritório local da Emater, à rua 24 de Fevereiro. Não há custo.

Douglas Iske, por sua vez, alertou que cada agroindústria vai precisar ter a estrutura própria para a exposição. As agroindústrias precisam ser legalizadas. Já o secretário de Desenvolvimento Rural de Ijuí, Émerson Pereira, destacou a importância das agroindústrias para produção de renda nas propriedades e sucessão rural. Ijuí tem 23 agroindústrias. A Fecolônia vai ter exposição e venda de embutidos, panificados, sucos, geleias, dentre outros produtos, inclusive artesanato. A Fecolônia foi realizada há alguns anos em Ijuí, mas depois parou.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí